A Localização
- Leandro Alves
- 6 de jul.
- 6 min de leitura
Nasce um novo centro
Como se diz no mercado imobiliário, localização é tudo! Então, o que dizer de um empreendimento situado em uma “rua privativa” em pleno Centro de São Paulo, cercado de serviços, lojas, bares, restaurantes, áreas verdes e com uma estação do Metrô a poucos metros de distância?
O Basilio177 ocupa um terreno único no final da Rua Basílio da Gama: sem saída e absolutamente segura, frequentada majoritariamente por moradores locais. A posição geográfica privilegiada ajuda a conectar também o Vale do Anhangabaú à Praça da República e fica a curto deslocamento de carro de bairros importantes como Bela Vista (7 min.), Higienópolis (9 min.) e Jardins (15 min.). (*)
É vizinho a duas áreas verdes – a Praça da República e Praça Dom José Gaspar –, bem como de uma das vias mais arborizadas da cidade: a Avenida São Luís, o endereço mais valorizado de São Paulo nos
anos 1950/60 – equivalente, hoje, à cobiçada Praça Pereira Coutinho, na Vila Nova Conceição.
Em um olhar mais amplo, este pedaço do bairro está vivendo uma transformação urbana que tem o tornado mais interessante, moderno, vibrante e diverso.
Isso tem atraído as novas gerações e fez nascer um movimento, o Criativos do Centro, que resume a energia que está predominando entre as pessoas que frequentam o lugar.
Some-se a isso, o programa Requalifica Centro, lançado pela Prefeitura de São Paulo em 2021, com incentivos para que empresas do setor imobiliário invistam na região. Outras iniciativas como a ampliação da cobertura vegetal, instalação de mobiliário urbano nos espaços de convivência, nova iluminação cênica e funcional junto aos edifícios históricos e a instalação de 2.500 câmeras de segurança nas ruas têm contribuído para o renascimento do Centro.
Com a maior oferta de mobilidade urbana instalada da capital, serviços de qualidade e entretenimento para todos os gostos e bolsos, o estilo de vida que o Centro oferece é o que há de mais contemporâneo no Brasil.
(*) Cálculo do Google Maps
![]() | ![]() |
São Paulo acontece ao redor
Estar no centro novo é também estar no centro da mobilidade urbana. O acesso ao Basilio177 conta com infinitas possibilidades de trajeto, pois está cercado pelas estações da linha amarela e vermelha do metrô, ciclovias, calçadões e terminais de ônibus.
Grandes vias circundam o prédio, como as avenidas 9 de Julho, a Ipiranga, a Prestes Maias etc, Além do famoso Viaduto Minhocão que, aos domingos, fica disponível apenas para pedestres, possibilitando momentos de lazer e a prática dos mais variados tipos de esporte.
Essa localização estratégica permite que os moradores estejam próximos de bairros como: Pinheiros, Bela Vista e Jardins. Sem contar que Higienópolis, um dos bairros mais famosos e desejados da capital, fica apenas a 8 minutos de bicicleta ou 20 minutos a pé. Abrindo ainda mais o leque de opções de passeios pelas ruas arborizadas do bairro.
O Basilio177 conta com o reforço de sistemas de segurança e patrulhamento, priorização da mobilidade e acessibilidade para pedestres, revitalização dos espaços públicos, incentivo a atrações culturais e gastronômicas como restaurantes e museus através de iniciativas privadas e públicas, entre outras melhorias que vão transformar a rotina dos moradores do centro.
" A requalificação da área do Centro incentiva o retrofit, o que é muito bem-vindo porque ajuda a preservar a arquitetura original dos prédios que têm valor patrimonial e cultural."
Milton Braga,
professor de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

"As raízes mais profundas de uma cidade estão sempre no seu centro. Neste lugar inaugural, estão fincadas as primeiras fundações que sustentam a arquitetura que ampara o homem diante das imprevisibilidades da vida.
Este não é, portanto, lugar para se abandonar. O centro é o terreno mais fértil para reinventarmos nossas cidades, sobre estas estruturas erguidas com coragem e esforço, em projetos sempre coletivos.
Nossa contribuição para este empreendimento, com móveis em madeira originária de manejo florestal sustentável, caminha no mesmo sentido do retrofit, compartilhando o respeito aos ciclosda natureza com a vida na cidade."
Paulo Alves
designer e arquiteto do movimento Criativos do Centro
Novo centro de São Paulo: diverso, criativo, gastronômico e cheio de história para contar.
Nenhum outro lugar da capital paulista é tão vibrante e cheio de história e cultura do que o Centro de São Paulo. Em todo canto, há muito o que se ver e fazer: um verdadeiro polo de criatividade, gastronomia e diversão ao alcance de todos.
O Centro Criativo propõe uma nova ocupação desta região, que tem o maior patrimônio construído da arquitetura moderna em São Paulo. Importantes equipamentos urbanos ressignificados convivendo com inúmeros negócios da economia criativa, como estúdios, lojas, livrarias e o que há de mais atual na gastronomia contemporânea. Queremos reconectar as pessoas com o coração da cidade.
VIZINHOS ILUSTRES
Edifício Itália
Com 165 metros de altura e 46 andares, foi o mais alto de sua época. Inaugurado em 1965, com projeto é de Franz Hepp, abriga escritórios e um dos restaurantes mais clássicos da capital paulista: o Terraço Itália.
Avenida Ipiranga, 344 – República. Distância a pé: 350 metros / 4 minutos
Edifício Copan
Símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, foi entregue em 1966 repleto de conceitos inovadores, reproduzidos atualmente, como o uso múltiplo: lojas no térreo, escritórios no mezanino e apartamentos residenciais nos seus 32 andares.
Avenida Ipiranga, 200 – Centro Histórico. Distância a pé: 550 metros / 7 minutos
Biblioteca Mário de Andrade
Seu edifício foi projetado pelo francês Jacques Pilon e inaugurado em 1942. Tombado pelo Condephaat e Compresp, passou por reforma no início dos anos 2010. Atualmente, é uma das maiores e mais importantes de São Paulo, com cerca de 7 milhões de itens.
Rua da Consolação, 94 – República. Distância a pé: 500 metros / 6 minutos
Praça da República
De Largo dos Curros, onde aconteciam touradas em meados do século 19, a jardim mais cobiçado da cidade, nos anos 1950, cercada de restaurantes finos, cafés, bares e boutiques frequentados pela alta sociedade da época.
A praça abriga o prédio original da Escola Caetano de Campos, atual Secretaria Estadual da Educação, fundada em 1894, com projeto de Ramos de Azevedo e Antônio Francisco de Paula Souza.
Centro Histórico, s/n.
Distância a pé: 250 metros / 4 minutos
Avenida São Luís
Considerada a via mais elegante do Centro de São Paulo, tem calçadas largas e enormes árvores nos canteiros, tornando o caminhar por ali um passeio dos mais agradáveis. Em seus pouco mais de 500 metros de extensão, encontra-se uma coleção incrível de edifícios assinados pelos arquitetos mais importantes do Brasil.
República, s/n.
Distância a pé: 265 metros / 4 minutos
Theatro Municipal de São Paulo
Com estilo arquitetônico eclético e inspirado no Opera de Paris, foi projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, o mesmo do Edifício 7 de Abril, agora retrofitado como Basilio177. Inaugurado em 1911, demorou oito anos para ficar pronto, utilizando 4,5 milhões de tijolos e 750 toneladas de vigas de ferro.
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República. Distância a pé: 650 metros / 8 minutos

ARTE & DESIGN
Galeria Metrópole
De 1960, é um ícone da arquitetura modernista paulistana, com projeto assinado por Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia – os mesmos autores do Shopping Iguatemi São Paulo. Destaca-se pelo vão central, que permite a entrada de luz natural abundante, jardim interno, varanda e corredores largos. Atualmente, simboliza a retomada criativa do Centro, com a chegada de diversos estúdios de design.
Entrada Basílio da Gama – República Distância a pé: 50 metros / 1 minuto
BARES
Terraço Itália
Avenida Ipiranga, 344 - República Distância a pé: 350 metros / 4 minutos
Bar Dona Onça
Inaugurado há 15 anos pela chef Janaína Rueda, se tornou referência de culinária brasileira na cidade com pratos como a galinhada caipira e drinks como a caipirinha Onça Pintada, com cachaça Lages, tangerina e maracujá.
Avenida Ipiranga, 200 – Centro Histórico. Distância a pé: 550 metros / 7 minutos
Tokyo
Rua Major Sertório, 110 – Vila Buarque. Distância a pé: 450 metros / 6 minutos
RESTAURANTES
Almanara
Rua Basílio da Gama, 70 – República. Distância a pé: 94 metros / 1 minuto
Z Deli
Rua Bento Freitas, 314 – Vila Buarque. Distância a pé: 550 metros / 5 minutos
Casa do Porco
É considerado o melhor do Brasil e ficou em 4o lugar na América Latina na lista 50 Best Restaurants, em 2022. O carro-chefe da casa liderada pelo chef Jefferson Rueda é o San Zé: carne de porco defumado e assada por oito horas em churrasqueira.
Rua Araújo 124, República.
Distância a pé: 450 metros / 6 minutos
Abaru
Rua Cel. Xavier Toleto, 23 – República. Distância a pé: 850 metros / 10 minutos
Esther Rooftop
Ocupa a cobertura do edifício homônimo em Art Déco, de 1938, projetado por Álvaro Vital Brazil. O restaurante pertence aos chefs franceses Olivier Anquier e Benoît Maturin, com pratos da gastronomia de bistrô da terra natal de ambos, servidos em uma agradável varanda com vista para a Praça da República.
Rua Basílio da Gama, 29 – República. Distância a pé: 130 metros / 2 minutos

CAFETERIAS
World Café Bar
Rua Araújo, 329 – República.
Distância a pé: 750 metros / 7 minutos
Caffè Latte
A loja do Centro é a primeira e mais antiga da rede, aberta em 2004. A especialidade é a carta de café especiais, preparados com métodos diversos, como o Koar e o Clever.
Rua do Comércio, 58 – Centro.
Distância a pé: 1.200 metros / 15 minutos
Comentários