Um ícone da arquitetura
A história do Basilio177 começa a partir um ícone da arquitetura brasileira. Um prédio no Centro de São Paulo que fora símbolo do auge econômico da cidade, venceu o tempo e volta para retomar o seu protagonismo: o Edifício 7 de Abril.
Inaugurado em 1939, foi projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, Severo & Villares, considerado o maior e mais importante do País daquela época. Com dez pavimentos, é uma joia em Art Déco, com fachada simétrica marcada por linhas verticais e amplas janelas retangulares.
Engenheiro, professor e arquiteto formado na Bélgica, Ramos de Azevedo foi diretor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e participou da fundação da Escola Politécnica. Sua assinatura está presente em projetos icônicos que marcaram a paisagem paulistana, dentre eles, o Theatro Municipal de São Paulo (1911), o Mercado Municipal da cidade (1933) e o Palácio dos Correios (1922).
O projeto original do Edifício 7 de Abril representa ainda uma espécie de rito de passagem entre a São Paulo provinciana do final do século 19 para o sonho de megalópole urbana, nos moldes de Nova York e Chicago, dois expoentes de progresso e modernidade daquela década.
De acordo com Carlos Lemos, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU- USP) – autor do livro "Ramos de Azevedo e seu Escritório" –, a cidade no fim do século 19 não tinha ruas nem avenidas asfaltadas. A região central, por exemplo, era formada por casas antigas, feitas de taipa de pilão.
Nas duas primeiras décadas do século 20, com o avanço da urbanização, a capital paulista ganhou os seus primeiros edifícios. Mas, a verticalização ganhou fôlego mesmo a partir dos anos 1930, com a mudança das normas municipais, que passaram a permitir construções mais altas, e a consolidação da indústria nacional do cimento, o que fez reduzir o custo das obras.