Este ano, a Jornada do Patrimônio, em sua décima edição, traz o tema "Patrimônio e Sustentabilidade" com o objetivo de explorar a união entre tradição e inovação para promover uma cidade mais sustentável.
Confira algumas pautas que o evento abordará:
- Reutilização de prédios históricos;
- Participação das comunidades locais;
- Economia criativa;
- Turismo sustentável;
- Uso de tecnologia na preservação cultural;
- A programação ainda inclui:
- Roteiros de memórias;
- Visitas a imóveis (um deles, o Basílio 177);
- Ações artísticas;
Basílio 177 na Jornada do Patrimônio
É com grande prazer que este ano, o Basílio 177, ícone da sustentabilidade e retrofit, integra esta edição como um exemplo de preservação histórica e sobretudo, modernização responsável.
O edifício construído na década de 30 pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, sede da Companhia Telefônica do Brasil, hoje passa por um sofisticado processo de retrofit, uma técnica sustentável que visa minimizar o impacto ambiental preservando a estrutura original do edifício, adaptando suas instalações para novas funções, reduzindo a necessidade de novas construções e o desperdício de materiais.
Esta consciência está associada aos 3 R da arquitetura: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, o que também está fortemente ligado ao conceito ESG, que vem cada vez mais ganhando espaço e você pode saber mais sobre o assunto aqui.